Relatório do Minicurso Matemática e Magia
No dia 10 de outubro de 2012, os bolsistas Mateus Eduardo Salomão e
Evandro Riva ministraram o minicurso Matemática e Magia na Feira do Conhecimento do Colégio Suplicy em Francisco
Beltrão – PR. O minicurso estava voltado em fazer truques mágicos que tenham
uma explicação matemática. Os truques apresentados foram:
1.
Truque com dados.
Nesse truque o aluno jogava três dados consecutivamente.
Logo após fazia os seguintes procedimentos:
a)
Dobrar o número do primeiro dado, somar 3 e
multiplicar o resultado por 5;
b)
Somar o resultado encontrado com o número
obtido no segundo dado e depois multiplicar o resultado por 10;
c)
Somar ao último resultado o número obtido no
terceiro dado;
d)
Anunciar o resultado.
O truque
consistia em adivinhar o número obtido em cada um dos dados.
2.
Truque das três datas consecutivas.
É dada para o aluno uma página de um calendário para que o
aluno escolha três datas consecutivas. Logo após a escolha é pedido para que o
aluno some as três datas e informe a soma. O truque consiste em revelar as três
datas escolhidas pelo aluno.
3.
Truque dos centavos no bolso, idades e
aniversário.
1ª parte: É pedido para os aluno participante que conte a
quantia menor que 1 real que ele tem no bolso, logo em seguida pede-se ao aluno
que faça os seguintes procedimentos:
a)
Multiplicar a sua idade por 4;
b)
Adicionar 10 ao resultado;
c)
Multiplicar o resultado por 25;
d)
Subtrair 365;
e)
Adicionar a quantia de centavos que o aluno
contou;
f)
Adicionar 115 ao resultado.
Essa parte do truque consiste em desvendar a idade do aluno e a quantia de centavos
menor que 1 real que o aluno tinha no bolso.
2ª parte: Consiste em descobrir o dia e mês de aniversário
do participante através dos seguintes procedimentos:
a)
Pede-se ao aluno que multiplique o número do
mês do aniversário por 5;
b)
Adicionar 7 ao resultado;
c)
Multiplicar por 4 o resultado;
d)
Adicionar 13;
e)
Multiplicar por 5;
f)
Adicionar o dia de seu aniversário.
O truque número
1 foi baseado na questão 2 da segunda fase da OBMEP Nível 2 do ano de 2011, o
número 2 foi retirado do livro Mágicas, Matemática cuja autoria é de João
Carlos Vieira Sampaio e Pedro Luiz Aparecido Malagutti (Editora EdUFSCar) e o
terceiro truque foi retirado do Painel I da Revista do Professor de Matemática
Nº 79 cuja autoria é de Rubens Vilhena Fonseca.
No minicurso
todos os truques foram revelados através da álgebra.
Seguem algumas
fotos do minicurso:
Na utfpr os bolsistas também apresentaram "matemágicas" para os colegas, logo abaixo você encontra todas elas e a explicação de porque que dá certo.
1) PENSAMENTO EM SINTONIA
Pede- se a duas pessoas para que pensem, cada uma delas,em um número.
Chamaremos essas pessoas de A e B. O mágico pede a B que pense em um número inteiro de 1 a 9. Aproxima-se de B e diz que vai adivinhar o número pensado por A usando forças telepáticas através de B e, nesse procedimento, vai também adivinhar se A e B tem boa sintonia de pensamentos.
O mágico pede a B que lhe revele em segredo seu número pensado. Voltando-se para A, pede que pense em um número de 1 a 100.
Pede então que A:
- multiplique o número pensado por 5
- acrescente 5
- multiplique o resultado final por 2.
Então, o mágico pede que A subtraia do último resultado um "número estratégico". Pergunta a A qual foi o resultado. E então o mágico revela o número pensado por A e a ligação com o número pensado por B.
Por quê dá certo?
Suponha que A pensou no número a e B pensou no número b, A procede com as seguintes operações:
(5a + 5) x 2 = 10a + 10 (1), o número estratégico é 10 - b, assim subtraindo de (1) temos:
10a + 10 - (10 -b) = 10a + b , ou seja o número das unidades será o número pensado por B e os outros digitos será o número pensado por A.
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